top of page

CURRÍCULO

 

Pensar a organização escolar é pensar a construção do currículo no viés de que não há conteúdos prontos e estanques, devemos levar em consideração os aspectos da dinâmica social, política, econômica e cultural. Isso significa que os conhecimentos e práticas estão em constante alteração e são (re)significados a cada contexto histórico e organização social. Sem falar nas marcas peculiares que cada grupo social possui que compõem sua identidade. Cabe à escola, aos profissionais da educação e ao poder público reconhecer as diversas leituras de mundo e as vivências, permitindo a entrada de novos conhecimentos, com pluralidades de ações.

 

As diretrizes curriculares têm a tarefa essencial de pensar e definir as estratégias de escolha do que se deve ensinar e o lugar que devem ocupar os conteúdos, considerando as necessidades e expectativas dos sujeitos envolvidos. Na realidade da escola, o currículo está estruturado a partir das Matrizes de Referência.

 

As Matrizes de Referência Curricular estão organizadas em áreas do conhecimento, distribuídos por ciclo, temáticas ou eixos e descritores que traduzem a associação entre os conteúdos desenvolvidos nas escolas municipais do ensino fundamental e as competências cognitivas/habilidades utilizadas pelos estudantes no processo de construção do conhecimento.

 

A proposta pedagógica está alicerçada na teoria sócio interacionista, além de apresentar características relativas ao ritmo, à diversidade e à liberdade. 

 

 

Acesse Aqui o texto Concepção de Aprendizagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2014 Web-Design Emerson Marshall

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
bottom of page